06.12.10

Teste: Explorar a rede

Fonte: Dirk Jarzyna

Monitoramento de infra-estrutura -- Sonarplex: Azeti Networks oferece uma linha de produtos com base no sistema de monitoramento Nagios, que é concebido não apenas para monitorar os componentes comuns de infra-estrutura de TI, mas também para monitorar qualquer hardware que esteja conectado a uma rede.

A maioria das pessoas associam  computadoras pessoais, redes de computadores, dispositivos de rede, aplicativos executados em computadores e até mesmo smartphones como elementos de TI. TI significa Tecnologia da Informação, ou mesmo de téchnica da informação em geral e, portanto, qualquer tipo de processamento de informações. Se estamos falando de monitorando e garantia do bom funcionamento das operações de TI,  não falamos apenas do monitoramento de computadores, redes e componentes de rede e sim do acompanhamento de todos os sistemas ou dispositivos que são capazes gerar informações, como por exemplo turbinas eólicas, sistemas de controle de acesso a estádios (borboletas), sistemas de ar condicionados ou mesmo frigoríficos. O último exemplo pode causar a surpresa, mas em um país como o Dubai, ele tem um papel completamente diferente do que na Europa Central. Os exemplos acima não foram escolhidos casualmente e sim porque o monitoramento desses sistemas (e outros) utilizam com grande sucesso a solução Sonarplex.

Uma solução de monitoramento na forma de um aparelho que parece incomum, mas oferece algumas vantagens. A combinação de hardware e software integrado oferece um alto nível de desempenho e estabilidade o que permite uma fácil configuração e operação, assim como redução de custos de introdução e operação. Além disso, a solução de monitoramento pode escalar maravilhosamente de forma redundante e estruturada hierarquicamente. Mesmo em locais distantes se pode de forma centralizada configurar e administrar os aparelhos instalados com a software Sonarmanager .

Os parques eólicos, geladeiras e servidores de bancos de dados



Home  |  Contato
Parcerias International: All-About-Security | KoSiB eG | Forum Security | Network Computing | NGG e.V. | OGuedes | Steinbeis

© Fórum de Segurança o Brasil 2017