20.03.07

Virtos

Fonte: Virtos

A Virtos existe para oferecer aos usuários de microcomputadores a solução definitiva para a realização automática de cópias de segurança - o S.O.S Backup. De fácil utilização, automático, confiável e nacional, o S.O.S Backup acaba com as preocupações relativas à perda de dados por falta de backups.

Este comprometimento da Virtos com seus clientes e mercado faz com que o S.O.S Backup seja a melhor ferramenta nacional para implementar políticas de backup, detendo pioneirismo e exclusividade na utilização de diversas tecnologias. Entre elas, a utilização de fitas DAT, DLT e SLR, que originalmente só eram encontradas (a um custo bem maior) em produtos estrangeiros.

Histórico

A Virtos nasceu em julho de 1999, fruto das idéias de Fernando Schauffert Portela Gonçalves e Marco Aurélio Martins de Melo, analistas de sistemas, para desenvolver um produto que pudesse ser utilizado por vários clientes em diferentes segmentos de atuação. Previamente, os sócios haviam trabalhado sempre desenvolvendo produtos para áreas específicas, tais como engenharia civil, medicina e outras. Ao contrário das experiências anteriores, buscava-se definir um tipo de software que fosse útil para o maior número possível de usuários de sistemas de informática.

Decidiu-se então pelo desenvolvimento de soluções que facilitassem a realização de backup ou cópias de segurança. Havia uma carência muito grande de ferramentas para esta área (além deste tipo de produto encaixar-se perfeitamente nas intenções iniciais dos empresários). O resultado deste projeto foi o nascimento da Virtos e do software S.O.S Backup.

Garantia de segurança e tranquilidade

O projeto empreendedor da Virtos teve início na Incubadora MIDI-Tecnológico, programa coordenado pelo SEBRAE/SC,
em parceria com a ACATE
- Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia
. A Virtos está instalada no Complexo Industrial de Informática - uma comunidade de empresas produtoras de tecnologia de ponta situada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

Desde então, a Virtos vem dedicando-se exclusiva e continuamente ao desenvolvimento do S.O.S Backup. O seu objetivo é garantir a segurança e tranqüilidade para empresas de pequeno, médio e grande porte, sobretudo quanto ao armazenamento de suas informações. A primeira versão da ferramenta a ser lançada foi o S.O.S Backup Standard. Posteriormente, foi desenvolvida a versão Server, cujas funcionalidades são únicas entre ferramentas nacionais, possuindo apenas concorrentes estrangeiros (e bem mais caros). Em 2003, foi lançado o S.O.S Backup StandardNet, que acrescenta características de integração com a Internet (FTP e E-mail) à Versão Standard. Em outubro/2004, foi lançado o S.O.S Backup Database, que acrescenta backups de bases de dados online. O último lançamento em Agosto de 2005 foi a versão S.O.S Backup Enterprise, que faz o gerenciamento de backups com a utilização de autoloaders e libraries de fita.

Parcerias e Investimentos

O reconhecimento da qualidade dos produtos da Virtos pelo mercado de tecnologia vem rendendo parcerias e investimentos para a empresa.

Em 2002, a Tandberg Data, multinacional norueguesa especializada em equipamentos para armazenamento de dados, homologou o S.O.S Backup Server para a utilização junto aos seus produtos com unidades de fita SLR, DLT e SDLT. "A Tandberg decidiu apostar na parceria com uma empresa 100% brasileira para facilitar a assistência técnica ao usuário e também por acreditar que os produtos nacionais possuem a mesma qualidade que os oferecidos no mercado internacional", afirma Marcelo Sequeira de Oliveira, diretor da Tandberg Data para a América Latina.

Em dezembro de 2002, a Virtos foi selecionada pelo Programa de Fomento Empresarial em Tecnologia da Informação para receber um aporte de recursos. O programa é organizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Sepin (Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

http://www.virtos.com.br

 



Home  |  Contato
Parcerias International: All-About-Security | KoSiB eG | Forum Security | Network Computing | NGG e.V. | OGuedes | Steinbeis

© Fórum de Segurança o Brasil 2017