28.05.10

A Avira constatou que os usuários de computador confiam em seus sistemas de segurança antivírus e identificou como eles se comporta

Fonte: vu

A Avira constatou que os usuários de computador confiam em seus sistemas de segurança antivírus e identificou como eles se comportam diante das atualizações oferecidas por estas aplicações. Em levantamento realizado pela empresa, internautas descreveram como eles gerenciam atualizações em seu software antivírus.

Os resultados mostram que a maioria deposita toda sua confiança em seu aplicativo de proteção e muitas pessoas declararam que nunca verificaram se seu software estava atualizado ou não. Entre os que responderam à pesquisa, muitos usuários preferem, eles mesmos, cuidar de suas atualizações e que, portanto, não usam o recurso automático oferecido. E ainda há também aqueles que deixam tudo por conta do software de proteção contra vírus, mas eventualmente realizam uma verificação manual.

Em números, a pesquisa apurou:

- 37% (6.448) dos entrevistados declararam que contavam inteiramente com o recurso de atualização automática de seu programa de proteção contra vírus. Eles estão confiantes de que configuram seu software de modo que eles nunca precisarão verificar seu status novamente;


- 17% (3.007) dos internautas agem de forma semelhante: eles confiam que as atualizações ocorrerão automaticamente, mas, apenas para ter certeza, fazem uma verificação regular, a fim de garantir que as definições de vírus estejam realmente atualizadas.

- 20% (3.604) contam com seu programa de proteção contra vírus sem nunca verificá-lo. Eles dizem que nunca se preocupam se as definições de vírus estão atualizadas.

- 25% (4.384) desses pesquisados, prefere, eles mesmos, cuidar disso e sempre atualizam as definições de vírus manualmente. A Avira considera estes 25% uma proporção inesperadamente elevada e relevante,

Segundo a empresa, isso pode ser explicado pelo fato de que, antigamente, os verificadores de vírus ainda precisavam de mais capacidade de computação, de forma que as atualizações automáticas podiam causar interrupções. “A questão mais importante sobre a proteção confiável contra vírus é que a atualização deve ocorrer com a máxima frequência possível.

É por isso que a Avira recomenda habilitar a atualização automática ou, se a atualização manual for realmente a opção preferida, ativar a função de atualização do software antivírus várias vezes a cada dia”, afirma Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia.

Por último, o levantamento da Avira identificou que apenas uma pequena proporção dos usuários que responderam à pesquisa, 1,4% (245), deixa o gerenciamento de seu verificador de vírus por conta de um amigo ou conhecido “que sabe mais sobre PCs”.

Para Freire, o trabalho da Avira ajuda a entender um pouco mais sobre o comportamento dos usuários de PCs, que devem escolher sempre uma solução de segurança que possa ser confiável para proteger contra vírus e, ao mesmo tempo, filtrar sites infectados e impedir o acesso não autorizado ao computador. “Confiança é bom, mas ter certeza absoluta é o melhor caminho para se evitar ataques das pragas virtuais”, desta o executivo.



Home  |  Contato
Parcerias International: All-About-Security | KoSiB eG | Forum Security | Network Computing | NGG e.V. | OGuedes | Steinbeis

© Fórum de Segurança o Brasil 2017