18.05.13

Copagaz adota solução da Riverbed e prevê economia de cerca de R$ 2 milhões com aceleração de WAN

Fonte: vu

Com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar o desempenho de aplicativos e fornecer uma infraestrutura favorável ao negócio, a distribuidora de gás Copagaz implementou a solução de aceleração Steelhead da Riverbed Technology, empresa fornecedora de soluções que melhoram a performance de TI.

A empresa detectou uma sobrecarga na rede geográfica WAN (Wide Area Network) e nos links de internet, causada pelo aumento dos processos entres as unidades de negócio, a matriz e os serviços na rede corporativa e na web, além da migração de algumas ferramentas para a nuvem.

Por isso, a Copagaz procurou no mercado uma solução capaz não somente de dissolver a sobrecarga, mas de aumentar a produtividade dos usuários, gerando maior segurança e fluidez nos negócios, de acordo com Reinaldo Gonçalves Melero, CIO da Copagaz. “A melhoria da WAN não se resume simplesmente à redução da utilização da largura de banda, mas envolve outros procedimentos capazes de realmente melhorar o desempenho dos aplicativos em rede”, afirma Melero.

Após estabelecer a importância do balanceamento de carga de links e de conexões sólidas entre servidores e usuários, em julho de 2012 a companhia realizou um POC (Prova de Conceito) com a implementação do Riverbed Steelhead na matriz e em uma das filiais e após resultados bem-sucedidos, em dezembro de 2012 iniciou a implantação. “Pudemos centralizar os backups na matriz, o que possibilitou a redução de custos em infraestrutura e do tempo de recuperação do ambiente das filiais em situações de contingência”, explica Melero. A economia tangível, de acordo com ele, pode chegar a quase R$ 2 milhões ao longo de três anos, somente com o aumento da velocidade dos links. 

O ganho de produtividade dos usuários foi 14.9 vezes mais rápido, e a banda do link teve uma redução de 78,5%. Além disso, a empresa agora é capaz de utilizar arquivos compartilhados, o que evita o retrabalho e informações conflitantes. “Somam-se a essas características, dois fatores que foram decisivos para a escolha da solução Riverbed Steelhead: a função ‘cache’, que transmite apenas as informações que sofreram alterações, e a possibilidade de contratar a solução como Serviço”, ressalta Melero. Assim, o investimento da empresa foi de 690 mil reais, incluindo suporte e gerenciamento, sem a necessidade de comprar equipamentos de software e hardware. Até agosto deste ano, a Copagaz planeja concluir a implementação da solução em todas as filiais da companhia, espalhadas por dezenove Estados mais o Distrito Federal.

Estão sendo implantados 17 equipamentos no modelo Riverbed Steelhead 250 (7 já foram implantados), 1 equipamento Riverbed Steelhead Ex-760 (já implantado) e 60 licenças do Riverbed SMC (Mobilidade) serão implantados em Agosto deste ano.



Home  |  Contato
Parcerias International: All-About-Security | KoSiB eG | Forum Security | Network Computing | NGG e.V. | OGuedes | Steinbeis

© Fórum de Segurança o Brasil 2017